quarta-feira, 5 de junho de 2013

Leitura de presente! (Selma)

Desde muito pequena, já via meu pai às voltas com os livros, ele sempre foi apaixonado pela leitura, embora ele não tivesse podido estudar, não deixava de se auto educar através dos livros e tudo que lia era motivo para nos informar e sempre fazia questão de comentar os livros lidos, isso gerou em mim o desejo de ser também uma leitora e me lembro  bem do primeiro livro que ganhei de presente, eu estava em férias na casa de minha avó, ela me levou para passear no centro da cidade e perguntou-me qual presente gostaria de ganhar e eu prontamente pedi-lhe um livro. Ela estranhou meu pedido, mas, fez minha vontade dando-me um livro de presente; eu fiquei encantada, nem brincava mais, apenas lia,  pois a história era divertida e instigante, nunca mais me esqueci nem da capa do livro. Outro fato curioso é que por conta de tantas leituras eu também gostava de escrever e aos 13 anos de idade, eu escrevi\a peças teatrais que eram encenadas pelas crianças da vizinhança onde eu morava, nós adorávamos brincar de teatro. Para mim o livro nos faz evoluir, através da escrita de outros encontramos muitas vezes nossa experiência de vida, como disse a Prof ª Marilena Chauí "Ler é suspender a passagem do tempo: para o leitor, os escritores passados se tornam presentes dialogam com o passado e anunciam o futuro". Quando cursei o ginásio, atual Ensino Fundamental, amei ler o livro que minha professora Sra Nanci solicitou para que lêssemos "A ilha Perdida" de lá para cá não me vejo mais sem o livro pois como disse J.C.Viola o livro é o alimento espiritual. Gostaria de terminar meu depoimento com  a fala de Antônio Candido pois achei fantástica "A literatura desenvolve em nós a quota de humanidade na medida em que nos torna mais compreensivos e abertos para a natureza, a sociedade, o semelhante".

SELMA REGINA MONTEIRO ANTUNES 


Nenhum comentário:

Postar um comentário