PAUSA
Moacyr
Scliar
Público alvo: 7ºs e 8ºs anos.
Situação
de Aprendizagem:
1-
Questionar
o título.
2-
Leitura
feita pelo professor instigando o aluno a levantar hipóteses (neste momento, os
alunos não têm acesso ao texto).
3-
Inferências:
Que trabalho é este
que necessita ser feito aos domingos?
Samuel é funcionário
ou patrão?
Por que ele
estaciona o carro duas quadras distantes?
O que percebemos com
a frase do gerente “Chegou mais cedo hoje”?
Que mulheres são
estas que o convidam a entrar no quarto?
O gerente o chama de
Isidoro, por quê?
4-
Variações diacrônicas: Localizar informações que comprovem
que o texto não faz parte do nosso cotidiano.
“despertador de
viagem, deu corda”
“jornaleiro
gritando”
5-
Localizar trechos que comprovem o tempo cronológico:
“as ruas úmidas de
cerração”
“às duas e meia da
tarde”
“Às sete horas o
despertador tocou”
6-
Intertextualidade: Solicitar aos alunos que levem músicas
que tenham domingo como tema. Exemplos:
Domingo no parque, de Gilberto Gil
Ouro de Tolo, de Raul Seixas
7-
Percepção de outras linguagem:
Metáforas: “no planalto da testa”, “nas colinas do ventre”
8-
Sensibilização: em uma cartolina, cada aluno escreve uma
palavra que o remeta a pausa.
9-
Uma
das principais características da crônica é a observação do comportamento humano. O que podemos observar
sobre o comportamento de Samuel?
Promover um debate
sobre: ética no casamento, individualidade, felicidade, sinceridade, etc.
10- Biografia: Fazer a pesquisa e
questionar se o uso da segunda-pessoa tem algo relacionado a naturalidade do
autor.
11- Produção de texto:
Sugerimos dois temas
(dentre vários outros possíveis), porém dependerá do que o professor prefira
enfatizar:
“Um dia de domingo”
“Minha pausa”
Nenhum comentário:
Postar um comentário